“Migrações” de Marcelo Brodsky no Paço das Artes

 -  18 / out

Inaugura hoje a exposição Migrações do fotógrafo argentino Marcelo Brodsky, no Paço das Artes (Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo) no MIS com curadoria de Priscila Arantes.

A questão dos direitos humanos e as manifestações contra a repressão política do Estado sempre foram presentes no trabalho de Brodskyque vivenciou a ditadura militar Argentina e foi exilado para Espanha entre 1978 e 1985, onde se formou em Economia e estudou no Centro Internacional de Fotografia de Barcelona.

Migrações traça um paralelo na questão entre imigrantes que chegaram na América Latina no século XX, com arquivos pessoais de sua família, como seus avós que saíram da Rússia e foram para a Argentina e os atuais migrantes que estão saindo da África em direção à Europa pelo Mar Mediterrâneo.

Além de suas fotografias autorais, Brodsly se apropria de fotografias de arquivo e de agências de notícias e faz intervenções em cores e textos destacando a questão da extrema necessidade de asilo para os refugiados e migrantes.

As imagens emocionam por transmitirem famílias inteiras tentando se estabelecerem em um lugar seguro onde possam recomeçar suas vidas. Suas intervenções destacam seu súplico silenciado pelas questões políticas que envolvem preconceitos, interesses.

A narrativa criada por Marcelo Brodsky entre fotografias, cores e textos tem potência imagética, sua vivência em exílio é marcada em seu trabalho e nos faz o alerta de que a história tristemente se repete e necessita de intervenção.

Antes da abertura oficial da exposição, o fotógrafo participará de uma Mesa-redonda com a curadora Priscila Arantes, Marie Ange Bordas, e Sonia Guggisberg sobre processos migratórios e a situação de refugiados políticos.

Migrações
Artista: Marcelo Brodsky
Curadoria: Priscila Arantes
Abertura*: 18 de outubro de 2016 >> terça-feira >> 18h
* Na mesma ocasião, ocorre uma mesa-redonda com Marcelo Brodsky, Marie Ange Bordas, Priscila Arantes e Sonia Guggisberg, às 17h.

Visitação: até 20 de novembro de 2016
Grátis

Paço das Artes no MIS
Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/ SP; tel.: (11) 2117-4777
Horários: terça a sábado, das 12h às 20h; domingo e feriado, das 11h às 19h
Agendamentos de visitas orientadas: [email protected]
Fale conosco: [email protected]
www.pacodasartes.org.br
http://mapa.pacodasartes.org.br

Galeria de Fotos: “Migrações” de Marcelo Brodsky no Paço das Artes

Fique por dentro do que acontece de melhor em fotografia contemporânea. Confira a agenda de eventos e assine nossa newsletter quinzenal!

Sem comentários ainda.

Deixe uma resposta

Leia o post anterior:
img_0691
VALONGO FESTIVAL INTERNACIONAL DA IMAGEM

Está acontecendo em Santos, o Valongo Festival Internacional da Imagem, de 12 a 16 de outubro, palestras, workshops, exposições, discussões e...

Fechar