Mapa com localização de festivais de fotografia pelo mundo

Mapa Interativo: seleção de festivais de fotografia no primeiro semestre de 2015

Por em  
 -  29 / jan

Para quem ama, faz ou pensa fotografia está com vontade de botar o pé na estrada, a equipe do Jornal da Fotografia fez um mapa interativo com uma seleção de alguns festivais de fotografia no Brasil e no mundo.

Seja a trabalho, seja pelo prazer, viajar e fazer fotografias são dois atos ligados de forma intensa. Se a fotografia vive de mãos dadas com o turismo desde há muito tempo, como defende a fotógrafa e pesquisadora Lívia Aquino em sua tese de doutorado, é natural que viajar para participar de festivais seja uma das atividades mais prazerosas para quem faz e ama fotografia.

Nos últimos anos, o número de eventos fotográficos cresceu pelo mundo todo, em todos os continentes (exceto a Antártica, ainda), fomentando um rico intercâmbio de imagens, idéias e culturas. E para quem está com vontade de botar o pé na estrada, a equipe do Jornal da Fotografia fez uma seleção de festivais de fotografia no Brasil e no mundo neste primeiro semestre, que você pode ver na lista e mapa interativo abaixo.

Arrume seu equipamento, prepare suas malas e seu passaporte, compre sua passagem e boa viagem!

Festivais de Fotografia – Brasil

5.o Festival de Fotografia de Tiradentes (Março – Minas Gerais)

O festival, que vem se tornando um dos mais importantes do país, chega à sua quinta edição e neste acontece entre os dias 18 e 22 de março, levando exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas para a cidade mineira.

Site oficial: http://www.fotoempauta.com.br/festival2015/


Mostra São Paulo de Fotografia (Abril – São Paulo)

A 6ª Mostra SP de Fotografia, na Vila Madalena, em São Paulo, marca uma série de mudanças no evento, que passa a acontecer em abril (21 de abril e 23 de maio) e passa a ser uma mostra de fotografia brasileira, não apenas de São Paulo, em 30 dias de exposições, conversas, workshops, projeções ao ar livre e ocupações de galerias, espaços culturais, cafés, lojas, restaurantes e muros autorizados do bairro.

Site oficial: www.mostrasaopaulodefotografia.com.br

Festivais de Fotografia – Oceania

Photobook Melbourne (Fevereiro – Melbourne, Austrália)

Cada vez mais fotolivros conquistam as mentes e corações de fotógrafos e fãs de fotografia, e o festival australiano, que neste ano acontece entre 12 e 22 de fevereiro, apresenta alguns dos melhores trabalhos e autores deste suporte e sua programação tem várias atividades focadas em troca de experiências entre autores e produtores independentes, que neste festival recebem bastante atenção.

Site oficial: http://photobookmelbourne.org/


Head On Festival (Maio – Sydney, Austrália)

Outro festival australiano, em Sydney, O Head On Festival em 2015 dura todo o mês de maio e vai premiar trabalhos enviados através de convocatória.

Site oficial: www.headon.com.au

Festivais de Fotografia – Asia

KYOTOGRAPHIE 2015 (Abril/Maio – Kyoto, Japão)

Para o olhar ocidental, o Japão é um dos lugares mais fascinantes. Ao mesmo tempo, o olhar japonês traz uma perspectiva estética e discursiva própria de grande influência nas artes e entretenimento a partir do século XIX e mais intensamente no século XX. Uma oportunidade para quem deseja observar o diálogo destes olhares é o KYOTOGRAPHIE 2015, que acontece entre 18 de abril e 10 de maio, em Kyoto.

Site oficial: www.kyotographie.jp


Goa Photo (Fevereiro/Março – Panaji, Índia)

A primeira edição do festival indiano acontece na cidade de Panaji, no estado de GOA, uma região colonizada por portugueses na Índia, entre 25 de fevereiro e 7 março de 2015.

Site oficial: www.goaphoto.in

Festivais de Fotografia – Europa


Fotobookfestival (Junho – Kassel, Alemanha)

A Alemanha tem forte tradição em fotografia e em tecnologia e processos gráficos e o Fotobookfestival, que acontece em Junho na cidade Kassel, faz justiça ao legado do país. Diferente do australiano Photobook Festival, as grandes editoras de fotolivros têm um pouco mais de espaço aqui.

Site oficial: www.fotobookfestival.org/


PHotoEspaña 2015 (Junho a Agosto – Madrid, Espanha)

Um dos maiores e mais importantes festivais de fotografia europeus (é difícil competir com Paris Photo).Neste ano, o PHotoEspaña acontece de 3 de junho a 30 de agosto e planeja expor obras de fotógrafos consagrados de outros países, com atenção especial a fotógrafos latinoamericanos, como o brasileiro Mário Cravo Neto, falecido em 2009 e que terá sua primeira retrospectiva na Europa no festival.

Site oficial: www.phe.es


FORMAT International Photography Festival (Março/Abril -Derby, Reino Unido)

O FORMAT, que acontece na cidade de Derby entre 13 de março e 12 de abril, não é um festival muito grande, mas conta com boas exposições e debates e também dá espaço para a perspectiva acadêmica sobre a fotografia em uma conferência promovida pela Derby University para exposição de “papers” selecionados a partir de convocatória. E, claro, também dedica um espaço aos fotolivros.

Site oficial: www.formatfestival.com

Festivais de Fotografia – América do Norte


Contact Festival (Maio – Toronto, Canadá)

O festival ocupa as ruas de Toronto, no Canadá durante todo o mês de maio e conta com diversos debates e atividades. A programação completa da edição 2015 será divulgada no mês de Abril.

Site oficial: www.scotiabankcontactphoto.com


Paris Photo Los Angeles 2015 (Maio – Los Angeles, EUA)

Paris Photo é o maior festival de fotografia, não há dúvidas disto. E no ano passado expandiu seu alcance ao ter sua primeira edição nos Estados Unidos, cujo sucesso garantiu uma nova edição, que vai de 1.o a 3 de maio, no Paramount Picture Studios, em Los Angeles.

Site oficial: www.parisphoto.com/losangeles/


Photofest Queretaro 2015 (Fevereiro/Março – Queretaro, México)

A quarta edição do Photofest Queretara acontece de 26 de fevereiro a 04 de março, e este ano tem o como tema o mundo como vista através das fotografias da National Geographic (não por acaso, patrocinadora do evento). Ainda que isto possa fazer parecer um evento “chapa branca”, é uma boa forma de mostrar como a fotografia, mesmo quando se propõe a realizar registros objetivos, não deixa de ter um quê de subjetividade e influenciadora.

Site oficial: www.photofest.com.mx

Mapa – Festivais de Fotografia de 2015 (primeiro semestre)

Galeria de Fotos: Mapa Interativo: seleção de festivais de fotografia no primeiro semestre de 2015

Fique por dentro do que acontece de melhor em fotografia contemporânea. Confira a agenda de eventos e assine nossa newsletter quinzenal!

11Comments

  1. Erivam de Oliveira 02/02/2015 em 19:55 Responder

    Em agosto terá o segundo Festival InterFoto em Itu-SP e em outubro o Festival Hércules Florence em Campinas-SP.
    Abraço

  2. Em Canela (RS) ,de 9 à 12 de Abril de 2015 ,acontecem os encontros fotográficos do
    Canela Foto Workshops , evento que vem sendo realizado desde 2002.
    Abraço.

  3. Bom dia! queria saber mais detalhes sobre a 6ª Mostra SP de Fotografia, na Vila Madalena, em São Paulo, tenho duvidas sobre valores, se este evento é pago e quanto é o total ou por palestra enfim, poderia me dar mais detalhes a respeito, devido que nunca participei antes e sou do interior de são paulo preciso saber quais serão meus gastos com hospedagens alimentação e caso for pago, os valores que terei de pagar pra participar deste evento!!
    Obrigada!
    Att.: Ana Paula

    • Oi, Ana. Tudo bom?

      Minha resposta é baseada no que foram as 5 edições anteriores e no fato de que a organização ainda não nos passou informações mais completas sobre a próxima edição, ok?

      A Mostra SP ocupa o bairro Vila Madalena, em São Paulo e a maioria das exposições, projeções e atividades acontecem nas ruas, muros, postes .lojas, galerias, restaurantes, etc. Ou seja, são gratuitas. Existem algumas atividades como palestras, normalmente gratuitas, mas que dependem de inscrição ou da lotação do espaço.

      Sobre hospedagem, alimentação, etc, creio que você deverá procurar as opções mais viáveis para você.

      Celso Bessa
  4. Oii, surgiram novas duvidas!! agora é a respeito das palestras, workshop entre outros acontecimentos, a duvida é: quais temas serão falados nessas palestras, workshop e demais acontecimentos? e qual seria o melhor publico alvo para este evento?

    Att.: Ana Paula

  5. O iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes (Porto / Portugal) vai ter a sua 2^edição entre 2 e 31 de Outubro de 2015, com fotógrafos de 6 países.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Link: mapa com festivais de fotografia no 1.o semestre de 2015 - 02/02/2015

    […] mapa interativo com festivais de fotografias ao redor do mundo, no Jornal da […]

  2. Link: Mapa de Festivais de Fotografia pelo Mundo no Jornal da Fotografia - Celso Bessa - 02/02/2015

    […] Fonte: https://www.jornaldafotografia.com.br/noticias/eventos/mapa-interativo-festivais-de-fotografia-no-pr… […]

  3. LinkLink: Mapa Interativo de Festivais de Fotografia pelo Mundo - 2Aces - 02/02/2015

    […] que publicamos no Jornal da Fotografia está fazendo sucesso. O mapa contém seleção de 12 festivais de fotografia para quem gosta de fotografar e viajar. Clique na imagem abaixo para […]

Deixe uma resposta

Leia o post anterior:
Balões em frente a fios elétricos e poste
Lançamento do livro “Geraldo de Barros e a fotografia” no Instituto Moreira Salles

Um dos maiores expoentes do diálogo entre fotografia e outras formas de arte no Brasil foi o pintor e fotógrafo...

Fechar