Detalhe de certificado de fotografia fine art da Fotospot para a foto George Duke, de Vânia Toledo

Onde fica a assinatura do fotógrafo em uma fotografia fine art?

Por em  
 -  04 / set

Nesta semana começamos a publicar uma série de posts com perguntas e dúvidas frequentes sobre fotografia – compra, conservação, investimento, etc – e suas respostas. A primeira é uma dúvida comum sobre autenticidade e a assinatura do fotógrafo em uma obra.

Detalhe de certificado de fotografia fine art da Fotospot para a foto George Duke, de Vânia Toledo

Detalhe de certificado de fotografia fine art da Fotospot para a foto George Duke, de Vânia Toledo

Onde fica a assinatura do fotógrafo em uma fotografia fine art?

Anna Cândida, sócia da galeria Fotospot, responde:

“A assinatura é uma forma de garantir a autoria e o mais indicado é que seja atrás da fotografia. Se for na frente, geralmente é em algum canto da fotografia – para não atrapalhar a imagem – e pode ficar coberto pelo passe-partout ou moldura.

Pode acontecer também de ter assinatura sobre o passe-partout, mas não é aconselhável, já que parece validar o próprio e não a imagem, e também está mais sujeito ao desgaste.

Para reforçar a autenticidade e evitar que seja necessário remover a fotografia da moldura, costumamos aplicar uma etiqueta e fornecemos um certificado, também assinado pelo fotógrafo.”

Mais dúvidas?

Se você tem mais dúvidas sobre fotografia contemporânea e gostaria de ver respondida neste espaço, envie através dos comentários abaixo, pelo e-mail para [email protected] ou pelo Facebook.

Galeria de Fotos: Onde fica a assinatura do fotógrafo em uma fotografia fine art?

Fique por dentro do que acontece de melhor em fotografia contemporânea. Confira a agenda de eventos e assine nossa newsletter quinzenal!

11Comments

  1. Olá, fiquei com uma dúvida: a etiqueta é aplicada é acid free? e a cola da etiqueta pode vir a danificar a fotografia? Alterar o ph do papel e mudar sua coloração? Att

  2. Costumo assinar na borda de papel ao redor da imagem e atrás. Assim a autoria/autentificação fica preservada (atrás) e caso o comprador queira expor a assinatura, ele consegue.

    Eu particularmente não curto muito a assinatura em cima da obra.

  3. Qual caneta devemos utilizar para assinar atrás da imagem?

  4. Sandro José da Silva 25/11/2014 em 13:18 Responder

    Aonde consigo um certificado de autenticidade?

    • Oi, Sandro. Tudo bom?

      Você mesmo pode fazer, tomando o cuidado de colocar algumas informações específicas e assinar.

      Vou me informar melhor sobre modelos e melhores práticas e publico aqui, ok?

      ‘braços

      Celso Bessa
  5. É obrigatório conter no certificado ou na foto a tiragem?

    • Oi, Laura. Não ficou claro para mim se você quer saber se “A tiragem deve obrigatoriamente constar em qualquer um dos dois” ou “onde ela é obrigatória: no certificado, na foto ou nos dois?”.

      De qualquer forma, não existe nenhuma padrão ou regra técnica para isto. O comum é que haja em ao menos um deles, pois são os locais mais fáceis de serem verificados.

      Alguns fotógrafos e galerias fazem só na foto, outros, só no certificado e outros nos dois. Todas as fotos que eu tenho na minha coleção tem nos dois. E tenho fotos compradas da galeria Fotospot e diretamente com 2 fotógrafos.

      Celso Bessa
  6. OI Celso, vc teria um modelo de certificado pra nos arrumar?

Deixe uma resposta

Leia o post anterior:
Público em Stand da Sp-Arte/Foto, edição 2013
SP-Arte/Foto/2013 e os desafios do mercado de fotografia brasileiro

Para o fotógrafo Lucas Lenci, a SP-Arte/Foto/2013 é uma oportunidade para debater o momento e desafios do mercado de fotografia...

Fechar